sábado, 12 de março de 2011

O PRIMEIRO CONCÍLIO DA IGREJA DE CRISTO-11ª LIÇÃO EBD

    

O concílio da Igreja em Jerusalém, tratou de uma questão pertinente aos gentios que haviam se convertido ao Cristianismo.
Judaizantes são pessoas que, não sendo geneticamente israelitas, nem tendo passado por uma conversão formal ao judaísmo, seguem partes da religião e tradição judaicas.
     O termo foi usado no Novo Testamento para referir aos cristãos hebreus que requiram que os cristãos gentios seguissem as leis mosaicas. Esse grupo portanto queria que os gentios submetessem aos rituais judaicos como a circuncisão.At.15.1
     Por causa desses ensinamentos que estavam sendo difundidos entre  os gentios houve a necessidade de se averiguar se realmente era necessária ou não. O concílio então se reúne para justamente decidir essa questão e trazer um esclarecimento e um posicionamento quanto a isso. Entendemos a grande questão e implicação que se faria a essa decisão, pois estava implícito nela a explosão na divulgação do Evangelho ou não, mediante uma decisão errada. Porém o Espírito Santo que está no controle de tudo e em especial no rumo da Igreja do Senhor instrui os apóstolos a tomar a decisão correta, de modo que o evangelho chega até os confins da terra. (Fico a imaginar como não seria bem melhor, se a Igreja do Senhor ao tomar as decisões, fizessem na orientação de homens de Deus que visassem somente o melhor para a Igreja , e claro na direção do Espiríto Santo).At.13.1-3    
Ressaltamos alguns fatos que marcaram o concílio(debate) de Jerusalém: 
1-O equilíbrio de Pedro. 
   Pedro recorre a própria história que teve com relação ao assunto para mostra que Deus havia manifestado a sua Salvação aos gentios e que não poderia e de encontro a vontade de Deus.At.15.10,11 
Na nossa trajectória Cristã teremos muitas discrepâncias(diferenças), entretanto devemos ser equilibrados no nosso posicionamento. As divergências sempre fizeram partes de nossos relacionamentos; no entanto Pedro nos ensina a sermos equilibrados e tratar os assuntos com maturidade.
2-O testemunho de Paulo e Barnabé
    Após o grande silêncio que se fez depois das palavras de Pedro,os apóstolos Paulo e Barnabé tomaram uso da palavra no concílio para testemunharem a favor do argumento de Pedro e contradizer os judaizantes.Os apóstolos recorrem aos grandes sinais que Deus opera por intermédios deles entre os gentios e se o próprio Deus realizara tamanho sinais quem eram eles para impedirem a obra de Deus. 
Como nós perdemos tempo com discurções e com isso deixamos de testemunhar dos grandes feitos do Senhor na nossa vida; Precisamos testemunhar com ousadia(At.1.8;4.20,31,Mt.10.1;)
3-A experiência de Tiago.  
   Tiago tinha uma posição conservadora, mas nem por isso se deixou levar pelo seu conservadorismo ele levantou-se em defesa de seus irmãos gentios e com a experiência falou da universalidade do evangelho de Cristo "julgo que não se deve perturbar aqueles que atraves do evangelho se convertem a Deus, mas apenas adverti-los a que se obstenham da contaminação dos ídolos,da prostituição,do que é sufocado e do sangue"At.15.19,20 e a experiência de Tiago vai ser decisiva pois o teor da carta do concílio para os gentios na Antioquia,Síria,Cicilia, vão ter o mesmo conteúdo citado por Tiago no concílio At.15,28,29. 
Como muitas vezes desvalorizamos a experiência em detrimento da força e da juventude. E claro que ambos tem sua importância no contexto e por isso a palavra de Deus valoriza tanto aos jovens, quanto aos anciões(1Tm.4.12,Tt.2.2,6-8,Sl.92.14,Is.46.4) quando há uma harmonia entre os mais moços e os mais velhos, cada um respeitando o outro, Deus se apropria de todos e nos conserva em vida. Pois Deus  e claro a sua obra precisa de David mais precisa também de Abraão e precisa de Paulo mais precisa também de Barnabé; Ele precisa de você que chegou agora e goza de forças físicas, mais também de você que já não tem tanta força mas tem experiência pra conta prós mas jovens.
4-Os resultados do concílio    
   Como resultado do concílio(debate), houve harmonia entre os irmãos que tiveram a respostas para as suas duvidas At.15.23-35. Houve também satisfação para os gentios que viviam o impasse de permanecerem escravos da formalidades impostas pelos judaizantes; e que não precisariam deixar sua pátria e muito menos sua cultura para seguir a Jesus Cristo,pois Jesus veio salvar a todos(João 3.16,1Co.1.24-30). O evangelho tomaria novos rumos! Se não fosse a decisão dos apóstolos em defender o evangelho contra  Judaizantes, certamente a igreja de Cristo se limitaria apenas aos Israelita em sua nacionalidade, sem falar que facilmente com que  se converteriam  em  uma seita e com isso jamais receberíamos o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Conclusão:
O mesmo Esírito Santo que conduziu os santos apóstolos a tomarem a decisão em conformidade com a vontade de Deus é o mesmo que nos conduzirá as melhores decisões e Ele continua a inspirar os ministros aos professores aos alunos e todos que se envolvem com a palavra de Deus.
Deus te abençõe!

Nenhum comentário: